5 Sinais de Alerta de Doenças Reumáticas

doenças reumáticas

As doenças reumáticas podem comprometer a saúde e a qualidade de vida dos pacientes. A dor, principal queixa entre as patologias que acometem o sistema musculoesquelético, pode tornar o dia a dia um grande desafio, dificultando as tarefas cotidianas. Contudo, ela não é o único sinal de alerta para as doenças reumáticas. 

O que são doenças reumáticas? 

As doenças reumáticas englobam as patologias que afetam o tecido conjuntivo. Esse tecido de sustentação está presente na pele, nos vasos, ossos, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos e músculos. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 15 milhões de pessoas sofrem com alguma doença reumática no Brasil. Atualmente existem mais de 150 doenças reumáticas descritas e as mais comuns são a osteoporose, osteoartrite, artrite reumatoide, fibromialgia, gota, tendinites, bursites e espondiloartrites.

Apesar de serem comumente associadas às pessoas idosas, as doenças reumáticas podem atingir indivíduos em qualquer idade, como crianças, jovens e adultos. Em geral, seu desenvolvimento depende de fatores genéticos e ambientais, como a obesidade, sobrecarga mecânica, tabagismo e infecções.

Confira alguns detalhes sobre as doenças reumáticas mais comuns: 

Artrite Reumatoide: Uma doença autoimune sistêmica que causa inflamação nas articulações, resultando em dor, inchaço, rigidez e, em casos avançados, deformidades.

Osteoartrite: Também conhecida como artrite degenerativa, é causada pelo desgaste gradual da cartilagem nas articulações, resultando em dor e rigidez.

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES): Uma doença autoimune que pode afetar vários órgãos, causando uma ampla gama de sintomas, incluindo fadiga, dor nas articulações, erupções cutâneas e problemas renais.

Espondiloartropatias: Um grupo de doenças que inclui a espondilite anquilosante, caracterizada por inflamação na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas.

Gota: Causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, resultando em inflamação articular súbita, intermitente e intensa.

Fibromialgia: Caracterizada por dor generalizada no corpo, acompanhada muitas vezes por fadiga, distúrbios do sono e sensibilidade aumentada.

Polimialgia Reumática: Provoca dor e rigidez nas articulações e estruturas periarticulares, especialmente na região dos ombros e quadris.

Artrite Psoriásica: Uma forma de artrite que pode ocorrer em pessoas com história pessoal ou familiar de psoríase e que afeta as articulações periféricas e a coluna vertebral.

Síndrome de Sjögren: Uma doença autoimune caracterizada por sintomas de olhos secos e boca seca devido a inflamação das glândulas exócrinas.

5 sinais comuns presentes nas doenças reumáticas

A dor é um dos principais sintomas das doenças reumáticas, e costuma estar presente na maioria delas. Contudo, outros sinais e sintomas podem acontecer em conjunto e contribuir para uma investigação precisa e diagnóstico precoce. 

Confira 5 sinais de alerta das doenças reumáticas.

Dor

Como vimos, a dor é um sintoma frequente entre os pacientes com doenças reumáticas, sendo causa comum de busca por atendimento médico. As dores articulares de ritmo inflamatório são características de distúrbios reumatológicos. 

Além da dor, o aumento de temperatura em algumas regiões do corpo também pode estar presente. Isso ocorre porque a inflamação na área eleva a temperatura e ainda que o indivíduo não apresente febre, a região articular pode ter temperaturas alteradas.

Edema

Popularmente conhecido como inchaço, o edema é um sinal frequente em pacientes com doenças reumáticas. Assim como o aumento da temperatura, o edema também é resultado da inflamação, e ocorre devido ao acúmulo de líquidos na região. 

Rigidez

A rigidez articular é um sintoma comum entre os pacientes com queixas articulares. De forma característica costuma ocorrer nas primeiras horas do dia  e dependendo da causa ela pode ser curta (5 a 10 minutos) ou prolongada (30 minutos a algumas horas).

Diminuição e perda da capacidade funcional

A limitação ou perda da capacidade funcional podem ocorrer em estágios avançados de doença, principalmente quando não diagnosticadas e tratadas precocemente. Desse modo, o indivíduo pode apresentar limitações em tarefas simples do dia a dia, como segurar objetos ou caminhar.

Fadiga 

A fadiga, caracterizada pela dificuldade de iniciar ou manter as atividades devido a um cansaço físico ou mental, é um sintoma frequente entre os pacientes com doenças inflamatórias e também entre os pacientes com dor crônica como a fibromialgia. 

Quando procurar atendimento médico

Uma vez que os sinais e sintomas das doenças reumatológicas em geral são confundidos com outros problemas ou mesmo ignorados, a busca por atendimento médico especializado muitas vezes é postergada. Entretanto, o atraso no diagnóstico e no início do tratamento pode dificultar o controle da doença e levar a incapacidade funcional.

Um levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social afirma que as doenças reumáticas são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Além disso, é a terceira causa de aposentadoria precoce por invalidez. Por isso, ao identificar algum dos sinais e sintomas apresentados acima, é importante buscar atendimento médico especializado. 

O diagnóstico precoce é fundamental para a melhora da saúde e da qualidade de vida do paciente. O início do tratamento específico nas fases iniciais da doença permite minimizar os danos em articulações, preservar funções, diminuir dores, garantir independência e autonomia, e melhorar a autoestima. 

Saiba mais sobre diagnóstico e tratamento

O diagnóstico das doenças reumáticas envolve a coleta detalhada de informações clínicas, histórico médico e familiar, exame físico e exames complementares, laboratoriais e de imagem. 

O tratamento é feito após o diagnóstico adequado, visando atender as necessidades individuais de cada caso, segundo a patologia identificada. Contudo, algumas ações podem ser colocadas em prática para amenizar os sintomas e diminuir complicações, como desgastes articulares. Entre elas estão a manutenção do peso ideal, cessação de tabagismo, alimentação equilibrada e, principalmente, a prática de atividades físicas. Essas medidas ajudam no controle da inflamação sistêmica, melhora da fadiga e da função articular.

O diagnóstico e tratamento das doenças reumáticas podem ser complexos, envolvendo uma abordagem multidisciplinar com médicos reumatologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde. 

O tratamento visa aliviar a dor, reduzir a inflamação, melhorar a função das articulações e controlar os sintomas. É importante buscar orientação médica se você estiver enfrentando sintomas relacionados a doenças reumáticas, para receber um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Neste post você conheceu um pouco mais sobre as doenças reumáticas e os 5 sinais de alerta que indicam a necessidade de procurar atendimento médico. Além disso, pôde entender a importância do diagnóstico precoce para evitar complicações, como a incapacidade física.

Quer acompanhar mais assuntos como este? Então, veja também os principais exames para doenças reumatológicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *