O que é Artrite Reumatoide (AR)?

Apesar de se manifestar em ambos os sexos e em qualquer idade, a artrite reumatoide afeta duas vezes mais mulheres do que homens, predominantemente entre os 50 e 70 anos. 

No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa doença autoimune que afeta muitos brasileiros, identificar seus sintomas e entender como é o tratamento. Continue a leitura para conferir!

O que é artrite reumatoide (AR)?

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, crônica e inflamatória que pode afetar múltiplas articulações, como mãos, punhos, joelhos, tornozelos, ombros, e órgãos internos, como pulmões, coração e rins. Ocorre primariamente pelo acometimento do revestimento mucoso da articulação, a chamada membrana sinovial.

O processo inflamatório que ocorre nas articulações pode, em alguns casos, afetar outras estruturas do organismo, tais quais: pulmões, coração, sistema nervoso, olhos, dentre outros.

O controle da doença torna-se fundamental, tanto para se evitar o comprometimento articular, com possibilidade de deformidades fixas, dor refratária e perda de funcionalidade, quanto para que se controle o processo sistêmico, reduzindo o dano aos órgãos afetados e a doença cardiovascular típica dos processos inflamatórios sistêmicos. 

Quais são as causas dessa doença?

As causas da artrite reumatoide ainda não são conhecidas. Sabe-se que a doença faz parte do grupo de patologias autoimunes. Ou seja, a artrite reumatoide ocorre porque o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano. Entre os fatores que podem estar relacionados a isso estão infecções, genes, alterações hormonais e também fatores ambientais. Sobressai-se no surgimento da doença a correlação com dois fatores ambientais em especial: o tabagismo e a presença de doença periodontal.

Quais são os sintomas da artrite reumatóide?

Algumas doenças reumatológicas, como a artrite reumatóide, apresentam sintomas que podem ser confundidos com outras patologias. Por isso, é importante procurar atendimento com um Reumatologista ao identificar dor ou desconforto contínuo nas articulações. Entre os sintomas mais comuns da artrite reumatoide estão:

  • dor em articulações;
  • inchaço;
  • vermelhidão;
  • fadiga;
  • rigidez matinal em articulações;

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da artrite reumatoide é realizado pelo médico Reumatologista. Para a identificação e constatação da doença, devem estar presentes, dentre outros, alguns dos seguintes critérios, por 6 semanas ou mais:

  • rigidez matinal nas articulações com duração de cerca de 1 hora ou mais;
  • artrite (inflamação da articulação) em pelo menos 3 áreas;
  • artrite das mãos (punhos e entre os dedos);
  • artrite simétrica (exemplo, joelho esquerdo e direito);
  • presença de nódulos reumatoides;
  • presença do fator reumatoide ou anticorpo anti peptídeo citrulinado cíclico (Anti-CCP) no sangue;
  • alterações em exames de imagem (erosões articulares ou descalcificações).

Quando diagnosticada de forma precoce, é possível iniciar o tratamento rapidamente, controlando as dores e prevenindo lesões e a incapacidade do indivíduo de realizar suas atividades habituais. 

Como é o tratamento? 

O tratamento da artrite reumatoide é dividido em diversas frentes, conforme o estágio da doença. Os medicamentos são prescritos para controle das dores e modificação do curso da doença. Entre eles, podem ser indicados analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides, imunossupressores sintéticos e agentes imunobiológicos.

Além disso, também é importante a realização de atividades que melhorem o condicionamento físico, como exercícios aeróbicos, alongamento e pilates. A fisioterapia e terapia ocupacional devem ser feitos visando reintegrar o indivíduo, na prática de suas atividades diárias sem riscos. Além disso, a perda de peso contribui para diminuir dores e desgastes. 

O tratamento da artrite reumatoide, assim como em outras doenças reumatológicas, deve ser acompanhado pelo médico reumatologista de forma contínua. Assim, com exames de rotina e avaliação clínica seriada, é possível que o especialista avalie o tratamento e a necessidade de novas alternativas. 

Quando procurar o médico?

Vimos que os sintomas da artrite reumatoide podem ser confundidos com outras doenças reumatológicas ou mesmo ortopédicas. Por esse motivo, é importante observar se as dores, dificuldade de movimentação e sinais inflamatórios, como vermelhidão e calor no local, persistem. Nesse caso, o ideal é buscar atendimento de um Reumatologista, profissional especializado no tratamento e reabilitação física de doenças reumáticas e autoimunes.

Agora você já sabe a importância de tratar a artrite reumatoide, doença que pode ser incapacitante quando não diagnosticada e tratada de forma adequada. Quando a doença é identificada ainda no início, é possível impedir sua evolução e, por meio do tratamento correto, ter qualidade de vida e saúde.

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe nosso blog para conferir mais assuntos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *