O Que o Reumatologista Trata?

O Ministério da Saúde informa que mais de 10 milhões de brasileiros têm algum tipo de doença reumática e os sintomas variam muito. Mas, afinal, o que o médico reumatologista trata? Quais são essas doenças? Elas têm cura? São contagiosas? Os sintomas aparecem a partir de qual idade? Vamos às respostas!

Primeiramente, as doenças reumáticas comprometem as articulações, ligamentos e tendões do corpo. “Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer ainda outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele”, conforme informações do Ministério da Saúde.

A reumatologia trata mais de cem doenças classificadas no grupo de reumatismos, como, lúpus, fibromialgia, artrite reumatoide, osteoporose e tendinites etc. Cientificamente, a cura não existe para as doenças reumáticas,  que, felizmente, não são contagiosas.

Via de regra, as doenças reumáticas não acometem apenas os idosos, podendo surgir a partir da infância, adolescência ou, até mesmo, na 3ª idade (momento mais comum).

Agora que estamos bem esclarecidos sobre as dúvidas básicas da reumatologia, vamos falar sobre 3 mitos que muita gente cai.

Mito 1 – Dor Nas Costas É Reumatismo?

A dor nas costas com frequência não é sinônimo de reumatismo ou algum outro tipo de doença. Os motivos são diversos para essa dor constante, variando muito de caso para caso e de sintomas que acometem o mal-estar também. O recomendável é sempre agendar uma consulta médica como primeira opção e seguir todos os procedimentos e recomendações.

Existem alguns tipos diferentes de dores nas costas, sendo de origem mecânica ou inflamatória. O site www.minhavida.com.br  publicou matéria sobre a dor inflamatória que “pode ser causada por certas doenças autoimunes (4) como a espondilite anquilosante, a artrite psoriásica e a artrite reativa”.

Já, a dor nas costas de origem mecânica pode ser iniciada, tanto na infância, quanto na adolescência e idade adulta com rigidez matinal durando menos de 30 minutos, dor frequentemente que melhora com repouso. Manifestação variável que pode se desenvolver rapidamente, a dor está, geralmente, associada à lesão ou distensão, a dor pode ser descrita como “latejante” ou “dolorosa”.

Mito 2 – Fan Positivo Quer Dizer Lúpus

Para quem nunca ouviu falar ou tem dúvidas sobre o significado do termo, fan positivo no exame médico quer dizer que a pessoa, provavelmente, com alguma certeza, tem um tipo de doença autoimune.

É importante salientar que 10% a 15% da população sadia podem ter FAN positivo em valores baixos sem que isso indique qualquer problema de saúde. Não se sabe o porquê desse achado, mas a simples presença de um FAN positivo não é suficiente para o diagnóstico de nenhuma doença.

Mito 3 – Reumatismo Só Entra em Crise no Inverno

Não apenas no frio, mas também na primavera, outono e verão, as doenças reumáticas podem aparecer em qualquer momento do ano. A baixa temperatura facilita se sentir mal, porém, não quer dizer que esse tipo de doença surge somente no inverno.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia explica que  “com a queda da temperatura, as pessoas tendem a se encolher. Há constrição da circulação sanguínea – os vasos ficam mais estreitos, além de contraturas dos tecidos, tendões e músculos, visando armazenar o máximo de calor no organismo. As articulações, evidentemente, podem sofrer com tudo isso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *