5 perguntas sobre artrite reumatoide

Aproximadamente dois milhões de brasileiros têm artrite reumatoide (AR), uma doença reumatológica crônica que inflama nervos e tendões, provocando fortes dores pelo corpo, rigidez e, até mesmo, algumas alterações físicas.

Geralmente, a manifestação ocorre nos pés e mãos, porém, pode atingir  ossos, pele, olhos, músculos, rins, pulmão, sistema nervoso, coração, sangue, unhas cartilagem, ou seja, qualquer parte do corpo.

A doença acomete mais mulheres, entre 30 e 40 anos. Os homens também estão propensos a terem esse problema. Quer saber porquê a artrite reumatoide atinge mais elas? Clique aqui e confira!

Por mais complicado e doloroso que possa parecer, quem tem artrite reumatoide pode ter uma rotina diária normal e boa qualidade de vida, desde que siga as orientações médicas corretamente. Elaboramos uma lista com 5 perguntas frequentes:

1.   Quais São Os Sintomas?

A Sociedade Brasileira de Reumatologia cita alguns sintomas que podem ocorrer num intervalo de quatro a seis semanas:

  • Rigidez articular matinal com duração de pelo menos uma hora
  • Artrite em pelo menos três áreas articulares
  • Artrite de articulações das mãos: punhos, interfalangeanas proximais (articulação do meio dos dedos) e metacarpofalangeanas (entre os dedos e mão)
  • Artrite simétrica (por exemplo no punho esquerdo e no direito)
  • Presença de nódulos reumatóides
  • Presença de Fator Reumatóide no sangue
  • Alterações radiográficas: erosões articulares ou descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos

2.  Existe Remédio Caseiro?

Não. O tratamento é medicamentoso, associado ao auxílio de fisioterapia, atividades físicas e aeróbicas. A fisioterapia e terapia ocupacional contribuem para a pessoa continuar a exercer as atividades diárias. A proteção articular deve garantir o fortalecimento da musculatura periarticular e adequado programa de flexibilidade, evitando o excesso de movimento.  O condicionamento físico, envolvendo atividade aeróbica, exercícios resistidos, alongamento e relaxamento, deve ser estimulado observando-se os critérios de tolerância individuais.

3.  Quais São Os Exames Próprios Para Diagnóstico?

Não existem exames específicos para diagnóstico. Na avaliação laboratorial, o fator reumatóide pode ser encontrado em cerca de 75% dos casos, já no início da doença. Os anticorpos contra filagrina/profilagrina e anticorpos contra peptídio citrulinado cíclico (PCC) são encontrados nas fases mais precoces. As provas de atividade inflamatória, como o VHS e a proteína C reativa se correlacionam com a atividade da doença. Os exames de imagem, como radiografias, ultrassonografias, tomografias, ressonância etc podem ser solicitados, após  avaliação do quadro clínico.

4.  Causas

As causas ainda são desconhecidas, mas podem surgir em pessoas de qualquer idade ou sexo, sendo mais comum entre mulheres adultas. Em algumas situações, as fontes estão relacionadas à genética e, até mesmo, a mudanças climáticas.

5.  E As Emoções São Afetadas?

Com certeza. Infelizmente, as doenças reumáticas em si causam muitas dores, desânimo, fraqueza e tantos outros dilemas na rotina de quem enfrenta algum tipo de reumatismo. O problema provoca vários graus de incapacidade e tem um profundo impacto sobre os aspectos sociais, econômicos e psicológicos.

Conviver e enfrentar os percalços diários das doenças reumáticas como um todo está longe de ser tranquilo, mas, pode ser pouco menos doloroso e aliviante, quando o tratamento médico é seguido à risca. Siga as orientações do reumatologista e, para aqueles com sintomas, mas ainda sem diagnóstico, a recomendação é procurar um centro médico imediatamente e fazer os exames. Cuide de sua saúde! Vai ficar tudo bem.

2 thoughts on “5 perguntas sobre artrite reumatoide

    1. SMR - Sociedade Mineira de Reumatologia says:

      Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *