Notícias
Sociedade Mineira de Reumatologia esclarece sobre vacina contra febre amarela
21 de março de 2018

Diante da circulação de rumores acerca da falta de eficácia da vacina contra febre amarela, a Sociedade Mineira de Infectologia (SMI) vem esclarecer que a vacina é eficaz, oferecendo uma proteção em torno de 98%. Apesar de ocorrerem raros casos de doença em indivíduos imunizados, formas graves entre as pessoas vacinadas são bastante incomuns.

O estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado em 2017, que mostra a presença de mutações, aponta para alterações em proteínas responsáveis pela replicação viral e não em proteínas do envelope do vírus. Como a proteção da vacina ocorre pela produção de anticorpos contra o envelope viral, os próprios autores do estudo esclarecem que “as alterações detectadas no estudo não afetam as proteínas do envelope do vírus, que são centrais para o funcionamento da vacina”.

A situação epidemiológica da febre amarela em Minas Gerais e outros estados da região Sudeste é grave. A SMI vem reforçar a recomendação para que todas as pessoas ainda não vacinadas e que não apresentem contraindicação à mesma, que procurem os postos de saúde para se imunizarem. Quanto maior for a cobertura vacinal, menor o risco das pessoas adoecerem e do vírus se disseminar para áreas urbanas. A doença é grave e pode levar à morte em um curto espaço de tempo.”

Atenciosamente,
Diretoria da Sociedade Mineira de Infectologia

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Sem categoria
6 de setembro de 2019
Doenças reumáticas autoimunes e a importância da vacinação

Os dados do Ministério da Saúde apontam que as doenças reumáticas que atingem, principalmente, as articulações, afetam mais de 12 milhões de brasileiros. Engana-se quem pensa que as enfermidades causam prejuízos apenas às articulações. Além das possíveis sequelas que podem desencadear, principalmente, nos rins, pele e coração, já está comprovado que os portadores de doenças […]

Blog
31 de março de 2022
EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PACIENTES REUMÁTICOS FUNCIONAM?
Blog
26 de julho de 2023
Saúde Mental e doenças reumatológicas: A importância do apoio emocional
Blog
19 de agosto de 2024
Cuidados para Gestantes com Doenças Reumáticas