A sÃndrome de Sjögren é uma doença reumática auto-imune caracterizada por inflamação de glândulas, entre elas as mais acometidas são as salivares e as lacrimais e também por manifestações no sistema músculo-esquelético. Pode acometer indivÃduos de todas as idades, mas é mais freqüente em mulheres de 35 a 45 anos, sendo um problema de saúde da mulher. No Brasil não sabemos o número exato de portadores de sÃndrome de Sjögren.
É uma doença crônica, sem causa especÃfica, que necessita de um tratamento e controle por muitos anos. Fatores genéticos e ambientais ainda incompletamente conhecidos são relacionados com o processo auto-imune da sÃndrome de Sjögren. Pode estar associada a várias outras doenças reumáticas como lupus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, esclerose sistêmica, polimiosite e dermatomiosite sendo chamada sÃndrome de Sjögren secundária ou pode se apresentar isoladamente em um paciente sendo então chamada de sÃndrome de Sjögren primária.
Os sintomas da doença mais comuns são secura em olhos e boca e dor articular. O paciente tem sensação de corpo estranho nos olhos, com coceira e vermelhidão e pode haver dificuldade de engolir os alimentos. Outros sintomas são nariz seco que pode provocar congestão, formação de crostas e sangramento. Pode haver tosse seca, pele seca com coceira e secura vaginal com coceira, irritação e dor. Há prejuÃzos no sabor e no olfato, com aparecimento de cáries dentárias, dificuldade para engolir, déficit nutricional, olhos doloridos, fadiga. Lesões em articulações, vasos sanguÃneos, pele, pulmão, rim, fÃgado, pâncreas e sistema nervoso também são descritas. O diagnóstico é freqüentemente difÃcil .
Os sintomas da sÃndrome de Sjögren não são especÃficos e podem ser atribuÃdos a outras causas. Para o diagnóstico o reumatologista solicita exames complementares que são exames de sangue , dentre eles, hemograma, FAN, fator reumatóide, eletroforese de proteÃnas, PCR, anticorpos mais comuns como anti-RO e anti-LA, e exames oftalmológicos como testes para avaliar a lágrima e exames para avaliar a função das glândulas salivares incluindo biópsias.Os sintomas da doença podem avançar, regredir ou estabilizar. No acompanhamento deve-se ficar atento ao possÃvel desenvolvimento de linfoma, que acontece com mais freqüência nos portadores de sÃndrome de Sjögren.
O diagnóstico e o tratamento precoces mudam o curso da doença dando qualidade de vida ao paciente. Na maioria dos casos os sintomas são desconfortantes, mas bem aliviados com o tratamento.
O tratamento inicia-se com a correta orientação ao paciente. Os medicamentos incluem lubrificantes , substitutos de lágrima, estimuladores de secreção salivar, antiinflamatórios, corticóides e imunossupressores em determinados casos, além do tratamento de doenças associadas.Outras causas de secura em olhos e boca devem ser excluÃdas como medicamentos para tratamento de pressão alta, depressão e alergias, e infecções.
Cláudia Neiva – Membro Titular da Sociedade Mineira de Reumatologiaobs