O hidroxicloroquina é indicado para o tratamento da artrite reumatoide e lúpus, entre outras doenças e, atualmente, se tornou um dos medicamentos mais procurados nas farmácias e consultórios médicos no Brasil.
Em decorrência da fama que está ganhando de tratar a Covid-19, valendo alertar que ainda está em fase de testes e nada foi comprovado pela ciência.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) informa que os estudos são promissores, mas ainda não são conclusivos. A recomendação é conversar com o médico e não usar remédios sem receita.
Leia mais sobre Reumatismo e CoronavÃrus clicando aqui!
O presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, José Roberto Provenza, explica que não há ainda trabalhos de relevância cientÃfica informando como a hidroxicloroquina funcione como prevenção à infecção causada pelo novo coronavÃrus.
Em decorrência das especulações, as pessoas assintomáticas a doenças que necessitam do remédio em tratamento, começaram a procurar o hidroxicloroquina de maneira desenfreada e, até mesmo, quem não foi diagnosticado com Covid-19, chegando a desfalcar as prateleiras e estoques dos estabelecimentos. A grande demanda fez com que aqueles que necessitam, veridicamente do remédio, não o encontre nas farmácias.
O medicamento auxilia no alÃvio das dores e desconfortos causados por doenças reumáticas e, o uso indevido, provoca náuseas, dor de cabeça, entre outros efeitos colaterais. Por esse motivo, não é comercializado sem receita médica. Em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo, o presidente da SBR afirmou que também precisa verificar se não há interação medicamentosa e é preciso atenção à s questões neuromusculares, porque algumas pessoas começam a sentir fraqueza, dores musculares, perda da visão e da equidade visual.
A Reumatologista e membro da Sociedade Mineira de Reumatologia, Ana Flávia Madureira, alerta que o medicamento hidroxicloroquina deve ser usado somente entre pacientes com doença reumática e indicação médica. Até o momento, não temos evidência cientÃfica que esse medicamento tenha benefÃcio profilático na infecção contra o coronavÃrus. Não deve ser usado sem prescrição médica.
As pessoas com doenças reumáticas sofrem dores terrÃveis diariamente. O reumatismo ainda não tem cura. O tratamento medicamentoso, associado à s instruções passadas pelo médico, proporcionam um pouco de alento e melhoram a qualidade de vida. O uso contÃnuo do hidroxicloroquina é muito importante para esses pacientes.A Sociedade Brasileira de Reumatologia reforça a necessidade de restrição na venda desses medicamentos com autorização somente mediante apresentação de receituário médico e indicações previstas em bula. Clique aqui e leia na Ãntegra a nota da SBR.
Tenho 70 anos e fiz uma cirurgia em dezembro passado, uma Artroplastia total de Quadril, vinha melhorando muito, caminhava normalmente e as dores terrÃveis sumiram. A partir de março, com a pandemia, não pude mais caminhar e surgiu então dor nos dois joelhos, consultei uma enfermeira espacializada e ela me disse ser uma artrite. Pergunto: posso usar a hidroxicloroquina para aliviar as dores? Mais: existe tratamento para curar esse tipo de inflamação? Obrigado.
Olá, Marco Aurélio! Somos uma Sociedade Médica e usamos os canais nas redes sociais e site para repassar informações de utilidade pública sobre doenças reumáticas e reumatologia em geral. Não realizamos consultas, mas nesse link têm reumatologistas em diversas regiões do paÃs, esperamos que encontre algum na sua região:https://www.reumatologia.org.br/associado