Coronavírus e Reumatismo

O Ministério da Saúde já registrou centenas de casos confirmados e diversos óbitos no Brasil decorrentes da pandemia mundial coronavírus (Covid-19). Os principais sintomas são falta de ar, tosse e febre. Mas, e as pessoas com reumatismo? Estão no grupo de risco? Separamos este post para responder todas as dúvidas. Então, vamos às respostas!

A Sociedade Brasileira de Reumatologia explica que “a análise dos casos de Covid-19 em países, onde a pandemia já tomou grandes proporções, indica a maior gravidade entre idosos com diagnóstico de doenças crônicas, especialmente cardiovasculares, metabólicas (como diabetes mellitus) e pulmonares. Os pacientes com diagnóstico de doenças reumáticas consideradas autoimunes, ou inflamatórias crônicas, e/ou aqueles em uso de medicamentos imunossupressores ou imunobiológicos, podem apresentar potencialmente, predisposição para formas mais graves da infecção”.

Entretanto, por motivos ainda não confirmados, as pessoas que sofrem com algum tipo de doença reumática não estão de fato no grupo de risco para o Coronavírus. “É necessário aguardar uma melhor análise de casos para orientações mais adequadas”, informa a SBR. Veja aqui algumas informações sobre a reumatologia e coronavírus que a Sociedade Brasileira de Reumatologia preparou.

Em relação a medicamentos, alguns podem acarretar imunossupressão entre moderada e intensa, como o corticóide (caso seja consumido em doses maiores). Como não se pode generalizar, uma vez que os casos são específicos e únicos entre si, a nossa dica é que esteja sempre em contato com o seu médico (a) assistente e siga todas as recomendações.

Se você apresentar febre alta, falta de ar, ou algum outro sintoma grave, procure o centro médico mais próximo imediatamente! No mais, com suspeita ou não da doença, é imprescindível seguir as dicas da Organização Mundial da Saúde (OMS): lavar as mãos até o antebraço (inclusive entre os dedos e unhas), usar álcool em gel nas mãos sempre que for necessário, cobrir o rosto com o antebraço ao tossir e espirrar, evitar tocar nos olhos, nariz, boca e ficar em casa.

Assista ao vídeo completo da Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre o Coronavírus e Pessoas Com Reumatismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *