Algumas doenças reumáticas requerem um cuidado especial no verão em decorrência da exposição excessiva ao sol, o que não quer dizer que se manifestem apenas nesta época do ano.
Elas não atacam apenas no inverno e nem no verão. Além disso, não aparecem somente com a velhice, como muitos dizem por aí. Reumatismo é uma doença que atinge articulações e outras partes do corpo em crianças, jovens, adultos e idosos.
O Ministério da Saúde aponta que cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de doença reumática. Elas são muitas e variadas: fibromialgia, gota, lombalgia, febre reumática, lúpus, vasculites, artrite e artrose etc.
Voltando ao assunto do verão, sabemos que o excesso de exposição ao sol não faz bem pra ninguém. Muitos acreditam no mito que o reumatismo e calor ou frio não combina. Nem sempre. O lúpus, por exemplo, dependendo do grau, o sol pode, sim, dificultar a situação mais um pouco, porém, não é comprovado cientificamente que tomar sol e a própria temperatura elevada provocam doenças reumáticas.
Bom, agora que já sabemos que as doenças reumáticas não surgem por conta do verão, elaboramos esse post com algumas características básicas sobre o reumatismo, incluindo algumas fake news que circulam por aí.
Principais Sintomas e Causas das Doenças Reumáticas
É comum as pessoas diagnosticadas reclamarem com antecedência de dores nas articulações, febre, pouco apetite, inchaço e quentura em locais do corpo com dor e fadiga constante.
Diagnóstico E Tratamento das Doenças Reumáticas
A Sociedade Brasileira de Reumatologia adverte: “ao perceber dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, inchaço, calor ou dificuldade para movimentar (especialmente ao acordar pela manhã), procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Pode ser uma doença reumática”. Vale lembrar que diagnóstico e tratamento precisam ser realizados e orientados por médicos.
O tratamento das doenças reumáticas varia de acordo com o diagnóstico de médico especialista. Além disso, cada doença reumática requer um cuidado específico e tratamentos distintos.
“O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem procedimentos diversos, envolvendo práticas integrativas e complementares, exercícios e terapia física, entre outras e tratamento farmacológico com o uso de medicamentos. Por isso, é fundamental a combinação de serviços de saúde da atenção básica com os serviços de outros especialistas da Rede de Atenção à Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante o diagnóstico e o tratamento das doenças reumáticas”, informa a Sociedade Brasileira de Reumatologia.
5 Fake News Sobre Doenças Reumáticas
Não é de hoje que a população escuta absurdos sobre as doenças reumáticas. Em períodos que a internet tenta se apoderar dos diplomas de medicina e que as fake news estão em alta, separamos 5 mentiras contadas por aí. Confira!
- Doença reumática ocorre somente em idosos? Mentira! Como informamos no início do texto, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos estão sujeitos a essas doenças;
- Existe reumatismo no sangue? Não. O termo correto é febre reumática, uma doença inflamatória que compromete as articulações, o coração, o cérebro e a pele de crianças de 5 a 15 anos;
- Reumatismo aparece apenas no frio? As doenças reumáticas podem se manifestar em qualquer época do ano e as dores serem mais intensas no inverno;
- Reumatismo é contagioso? Ninguém pode ser contaminado por alguma doença reumática, pois não é contagiosa. Algumas até podem surgir por genética, mas não por algum tipo de contaminação;
- Doenças reumáticas deformam o corpo? Nem todas. Algumas, caso o diagnóstico e tratamento demorem, podem provocar algum tipo de deformação nas articulações, mas, de fato, não podemos generalizar, pois não são todas.