Alimentação e Vitaminas Para Pacientes Reumáticos

Uma alimentação saudável e equilibrada sempre fez parte do discurso dos profissionais da saúde e está presente na lista de recomendações também. Em relação ao reumatismo não é diferente, pois existem diversos tipos de alimentação e vitaminas para pessoas reumáticas ricos em nutrientes, auxiliando no tratamento da doença e diminuindo as tensões.

As pessoas com algum tipo de reumatismo, cerca de  2% da população mundial, estão sempre relatando dores e incômodos nas articulações, entre diversos outros transtornos.

A Sociedade Catarinense de Reumatologia já alertou que “a dieta para quem tem reumatismo é vista como um complemento para o tratamento, ou seja, sozinha não substitui o acompanhamento médico e as demais terapias recomendadas. Assim, os hábitos saudáveis podem auxiliar na redução da sintomatologia, bem como na progressão da doença e dos efeitos provocados pelo uso medicamentoso”.

Além disso, vale lembrar as vitaminas que complementam a alimentação, medicação e exercícios físicos, receitados e recomendados apenas por um médico especialista.

Confira 3 benefícios do consumo correto de alimentação e uso de vitaminas para melhorar a qualidade de vida para quem tem reumatismo.

1 – Ajuda a amenizar a dor

As pessoas com algum tipo de doença reumática costumam sentir muitas dores por diversas partes do corpo. É comum a doença acometer o organismo, os ossos, articulações, juntas etc (não necessariamente todos). Manter uma alimentação equilibrada e saudável auxilia muito na diminuição dessas dores.

Reumatismo não tem cura e gera diversos incômodos e transtornos pelo corpo. Portanto, é imprescindível ter acompanhamento de um médico reumatologista (o SUS oferece essa especialidade), seguindo as orientações. Uma boa dica é perguntar ao médico sobre alguns alimentos ricos em vitaminas que auxiliam no melhor funcionamento do sistema nervoso e que fortalecem os ossos.

2 – Favorece o bem-estar

Um dos benefícios da boa alimentação é a maneira como nos sentimos bem  no dia a dia. A maneira como lidamos com as atividades e tarefas diárias é mais satisfatória, pois de fato a alimentação auxilia no bem-estar.

Não apenas alimentação, mas o uso contínuo e adequado de vitaminas recomendadas pelo médico reumatologista melhora o condicionamento físico.

3 – Estimula a autoestima

Um em cada três pacientes com a doença passa por depressão e ansiedade, conforme dados da SBR.

Um dos fatores emocionais que mais atinge quem sofre com reumatismo é a baixa autoestima. Como já mencionado, a alimentação equilibrada e o uso contínuo de vitaminas (com recomendação e prescrição médica), auxiliam também na autoestima. No caso de quem já tem uma predisposição para problemas emocionais, os cuidados com o tipo de alimento consumido, quantidade e uso de vitaminas, combinados com atividades aeróbicas e físicas (sempre com auxílio e recomendação de um profissional da medicina), também ajudam no equilíbrio emocional, elevando a autoestima e melhorando a qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *