Calendário de vacinação para pessoas reumáticas

vacinas pessoas reumaticas

vacinas pessoas reumaticas

As pessoas portadoras de doenças reumatológicas, especialmente de artrite reumatoide, espondilite, lúpus e vasculites, devem manter o calendário de vacinas atualizado, pois o risco de infecção é maior que o de pessoas saudáveis.

O organismo cria anticorpos específicos, sempre que entra em contato com algum microrganismo. Ao entrar em contato com o vírus do sarampo, por exemplo, ficamos doentes apenas uma vez, pois o sistema imunológico produz anticorpos para impedirem uma infecção pelo vírus.

O objetivo da vacina é estimular o organismo a fabricar anticorpos sem precisar adoecer antes, apresentando o vírus de um modo que a doença não se desenvolva, mas o sistema imunológico produza anticorpos para combater o microrganismo.

As vacinas com microrganismos inativos são seguras e eficazes em pessoas reumáticas. Já, as vacinas com componentes ativos devem ser evitadas em algumas situações.

O planejamento da administração das vacinas deve ser discutido com o médico Reumatologista para avaliar a receptividade do organismo ao tratamento, estabilidade da enfermidade e a possibilidade de infecção para determinar, se naquele momento, a vacina é indicada.

A imunização de pessoas no convívio também é importante para reduzir o risco de infecções.

Confira a lista das vacinas e confirme com seu médico a necessidade de cada uma:

  • Influenza: é uma das mais recomendadas. Os pacientes crônicos e imunodeprimidos já são alvos da Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde. O vírus é inativo e a renovação deve acontecer anualmente
  • Contra pneumonia: protege contra pneumococos e bactérias causadoras de meningites e pneumonias que podem levar a um quadro de infecção generalizada
  • dTpa: protege contra tétano, coqueluche e difteria, sendo necessário renovar a proteção a cada dez anos
  • Herpes-zóster: doença conhecida popularmente como cobreiro. Após causar a catapora, o vírus da doença pode ficar incubado em um nervo. Por ter vírus atenuados, a necessidade de aplicação deve ser confirmada com o Reumatologista
  • HPV:  vírus transmitido pelo contato sexual. A vacina é inativa e indicada para pacientes reumáticos jovens ou os que já tiveram infecção anterior por doença sexualmente transmissível
  • Hepatites A e B: A vacina é inativa e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação da rede pública. É importante avaliar com o médico reumatologista qual a dosagem necessária em cada caso.

Sempre que tiver alguma dúvida em relação ao tratamento, pergunte ao seu médico. O Reumatologista que te acompanha é sua melhor fonte de informação.

2 thoughts on “Calendário de vacinação para pessoas reumáticas

  1. Alessandra Barbosa Melo says:

    Bom dia! Tenho 48 anos e sou portadora de Artrite Reumatoide e Fibromialgia gostaria de saber quando vou vacinar contra Covid? Já estou com o atestado e relatório médico. Moro em Montes Claros Mg.

    Responder
    1. SMR - Sociedade Mineira de Reumatologia says:

      Olá, Alessandra. Tudo bem? Segundo o site da prefeitura de Montes Claros, a vacinação para pacientes com comorbidades começou no dia 15/05, mas para pessoas acima de 50 anos. Não temos uma data precisa para quando o público será ampliado, mas logo chegará sua vez! AS informações estão nesse site: https://saude.montesclaros.mg.gov.br/noticia/saude/vacinacao-contra-a-covid-19-prefeitura-amplia-o-publico-com-comorbidades

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *