Osteoporose: Informações para o Paciente e seus Familiares

Caio Moreira – Membro Titular da Sociedade Mineira de Reumatologia

Porque você deve manter seus ossos sadios ?
Os ossos lhe dão suporte e permitem os seus movimentos, além de proteger dos traumas todos os órgãos internos, como o cérebro, coração, pulmões, fígado, intestinos, etc.. Também armazenam proteínas, como o colágeno, vitaminas, como D e a B12, e minerais como o cálcio fósforo, magnésio, e outros. O colágeno ajuda a manter a flexibilidade óssea e os minerais ajudam a manter sua rigidez. Os ossos liberam estas substâncias dentro da corrente sanguínea quando os órgãos têm necessidade delas para executarem suas funções.

Você pode fazer muitas coisas para manter seus ossos sadios e fortes: ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, praticar exercícios regularmente e ter hábitos saudáveis de vida.

O que é a osteoporose ?
Existem muitos tipos de doenças ósseas, mas a osteoporose é a mais comum. Com a osteoporose os ósseos se tornam frágeis e podem sofrer fraturas mais facilmente, especialmente do punho, coluna vertebral e fêmur. Estas fraturas podem ser dolorosas, provocar incapacidade física prolongada e necessitar até de cirurgia para serem curadas.

Os ossos são estruturas que possuem células vivas. A cada dia, estas células estão substituindo ossos velhos por ossos novos. Na juventude, até os 25 anos, mais ou menos, aumentamos naturalmente nossa massa óssea e muscular, mas à medida que envelhecemos, o organismo se torna mais preguiçoso, produzindo menos ossos novos no lugar de ossos velhos. Portanto, é normal perdermos massa óssea à medida que envelhecemos, e se você não tomar as medidas adequadas, pode perder uma quantidade maior do que o normal para a idade, e tornar-se portador de osteoporose. Isto pode acontecer em ambos os sexos e não só nos idosos, mas em qualquer idade.

Muitas pessoas podem ter ossos frágeis e não sabem. Isto acontece porque a perda óssea e lenta e normalmente não traz qualquer desconforto. Para muitas pessoas, a ocorrência de uma fratura será o primeiro sinal da osteoporose.

Como se adquire a osteoporose ?
Há muitos fatores que aumentam a chance de se ter osteoporose. São os chamados “fatores de risco”. Alguns deles podem ser controlados por você, mas sobre outros, você não pode interferir.

Fatores de risco que você pode controlar: Ingerir pouco cálcio e vitamina D; quantidades excessivas de proteína e sal na alimentação; não praticar exercícios físicos regularmente; fazer dietas inadequadas e ficar muito magra (baixa massa corporal); fumar; ingerir bebidas alcoólicas e refrigerantes em excesso; usar determinados medicamentos que estimulam a perda óssea, como o corticóide, anticonvulsivantes, anticoagulantes, anticancerígenos, entre outros.

Fatores de risco que você não pode controlar: o envelhecimento, ser do sexo feminino; estar na menopausa; ser de raça branca e ter história de familiares com osteoporose.

Peça ao médico para avaliar com você estes fatores de risco para a doença Não se esqueça de lhe falar de doenças de que você é portadora e que têm relação com a osteoporose, como por exemplo: redução progressiva da estatura, tabagismo, alcoolismo, anorexia nervosa, asma e outras doenças pulmonares, câncer, diabetes, hiperparatireoidismo, hipertireoidismo, doença inflamatória intestinal, artrite reumatóide; e outras doenças reumáticas autoimunes, doenças renais ou do fígado, além da existência de parentes próximos com osteoporose.

Como você fica sabendo se tem osteoporose ?
Se seu médico suspeitar de que você possui uma chance aumentada de ter osteoporose, vai pedir que faça um exame chamado densitometria óssea. Ele mede a densidade mineral de seus ossos, o quanto eles são fortes e pode ajudar a dizer qual a chance que você terá de sofrer uma fratura óssea nos próximos anos. O exame é relativamente barato, de rápida execução, seguro e não dói.

O que você pode fazer para ter os ossos saudaveis ?
Alimentar-se com uma dieta bem balanceada, rica em cálcio e vitamina D. Boas fontes de cálcio são o leite e seus derivados, além de alimentos enriquecidos com cálcio. A vitamina D é obtida através das gemas de ovos, legumes, frutas, peixes e alimentos enriquecidos com vitamina D. A vitamina D também pode ser fabricada pela pele, quando a pessoa se expõe ao sol. Mas nem todas as pessoas adquirirem as quantidades diárias necessárias de vitamina D através da exposição ao sol e pela alimentação normal, sendo necessário, na maioria das vezes, usar suplementos nutricionais de vitamina D. Aconselha-se mundialmente que a suplementação alimentar diária para um adulto, seja feita, em média, com 1g de carbonato de cálcio e 800 Unidades Internacionais (UI) de vitamina D. Seu médico saberá orientar adequadamente como adquirir estes suplementos nutricionais.

Pratique regularmente exercícios físicos. Assim como os músculos, os ossos, para ficarem fortes, necessitam de exercício. Os melhores exercícios são os exercícios com peso, alongamento, caminhadas, corridas e a dança. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, de preferência com aquela atividade que mais gostar.

Tenha um estilo de vida saudável. Não fume; se beber bebidas alcoólicas, não exagere; evite o consumo excessivo de cafeína (café, chá, chocolate, refrigerantes, medicamentos) ou de sal, na alimentação diária.

Previna a possibilidade de sofrer quedas, pois isto pode provocar fraturas, sobretudo nos portadores de osteoporose. As quedas podem ser prevenidas com medidas simples: confira seus óculos, acerte as dosagens de medicamentos que possam provocar sonolência e alterar o equilíbrio, evite tarefas que exponham a quedas, como subir em escadas e telhados, andar em locais escuros, mesmo dentro de casa, e em terrenos irregulares, melhore seu equilíbrio, praticando Tai Chi, Yoga ou dança de salão.

Você necessitará tomar medicamentos obrigatoriamente para prevenir ou tratar a osteoporose ?
Há medicamentos indicados para prevenir e tratar a osteoporose. Seu médico, diante do resultado da densitometria óssea, da avaliação de seus fatores de risco para a osteoporose e de suas outras doenças, poderá chegar à conclusão de que seus ossos estão frágeis e de que você tem uma grande chance de sofrer fraturas num futuro próximo. Neste caso, ele deverá receitar-lhe medicamentos, havendo várias opções à disposição, desde medicamentos orais, até injetáveis, uns reduzindo a perda óssea, outros aumentando a formação óssea, ambos com boa eficácia no combate à doença.

Caso seu médico tenha indicado o uso de algum medicamento para combater a osteoporose, use-o regularmente, não suspenda o tratamento por conta própria, sem discutir isto com ele, pois esta é a maior causa de fracasso no tratamento desta doença: a falta de adesão do paciente ao tratamento proposto.

Onde você pode encontrar, na Internet, mais informações sobre a osteoporose ?
Consultando os Websites da Sociedade Brasileira de Reumatologia (www.reumatologia.com.br), da Sociedade Brasileira de Densitometria Óssea (www.SBDens.org.br), da National Osteoporosis Foundation (www.nof.org), do National Institutes of Health ( www.niams.nih.gov) e do US Food and Drug Administration (www.fda.gov). Estes foram os sites consultados para escrever estas orientações resumidas para vocês.

Siga estas orientações e saiba que nunca é tarde para cuidar da saúde de seus ossos. Discuta suas dúvidas com seu reumatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *