O nome soa estranho e muita gente desconhece que se trata de uma doença reumática que pode impedir as pessoas até de andarem. A gota é uma forma comum de artrite (inflamação das articulações) que surge de forma episódica com níveis elevados de ácido úrico no sangue. O que se precisa entender é que as crises de artrite gotosa são decorrentes de ataques súbitos e severos de dor, inchaço e vermelhidão em uma das articulações do corpo, mais comum em um dos pés.
Quando você não trata adequadamente, a gota pode, a longo prazo, causar graves deformidades, devido à deposição crônica de ácido úrico nas articulações e na pele. Outra complicação possível é a insuficiência renal por acúmulo de cristais de ácido úrico nos rins.
O grupo de maior risco está entre homens adultos, na faixa etária entre 40 e 50 anos, com sobrepeso ou obesidade, não praticam nenhum tipo de atividade física regular e são usuários frequentes de bebidas alcoólicas. As mulheres que desenvolvem a doença, na maioria das vezes, já estão na menopausa, ou seja, acima dos 60 anos.
POR QUE O ÁCIDO ÚRICO CAUSA GOTA?
O ácido úrico não é um termo comum no cotidiano da população. A substância é formada pelo organismo, depois da digestão de proteínas que formam a chamada purina, responsável pela origem dos cristais de ácido úrico, que se acumulam nas articulações e causam intensa dor.
Normalmente, o ácido úrico não provoca nenhum problema de saúde, sendo eliminado pelos rins, porém, quando existe alguma dificuldade renal, quando a pessoa ingere muitas proteínas ou quando seu corpo produz ácido úrico em excesso, pode acumular nas articulações, tendões e rins, causando a gota.
SINTOMAS DA GOTA
Você deve ter atenção para identificar a manifestação clínica da gota, pois é a artrite, ou seja, inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, vermelhidão, inchaço e calor local. A gota é classicamente uma monoartrite, ou seja, uma artrite que atinge apenas uma articulação em cada crise. O cuidado com os pés é importante pois são as articulações mais acometidas, principalmente o primeiro dedo do pé (dedão do pé) e joelhos. A artrite da gota é tão dolorosa, que algumas pessoas não conseguem nem cobrir os pés, pois só o contato do cobertor com a área inflamada já causa uma fortíssima dor.
O ataque de gota dura alguns dias e depois desaparece espontaneamente. O intervalo entre a primeira e a segunda crise pode levar até dois anos. Se não for tratada, as crises começam a ficar mais frequentes e intensas, acometendo mais de uma articulação por vez.
COMO É O DIAGNÓSTICO DE GOTA?
A gota é um problema que atinge menos de 1% da população, mas, ainda assim, não deve ser ignorado. Apesar de não ter cura, tem tratamento, prevenindo o desgaste da cartilagem no local e, assim, problemas de artrose. O diagnóstico é dado com análise de exame clínico e de sangue, de resultados de raio-X e de dosagem de ácido úrico na urina.
FATORES DE RISCO PARA GOTA
- Obesidade
- Hipertensão
- Trauma nas articulações
- Longos períodos de jejum
- Consumo de álcool
- Grande ingestão de alimentos ricos em purina
- Uso de medicamentos que aumentam o ácido úrico, como diuréticos
ALIMENTAÇÃO
Quem sofre com o problema deve adotar alguns cuidados específicos com a alimentação. O primeiro deles é evitar alimentos que aumentem a concentração de ácido úrico no organismo. Por isso, é preciso evitar alimentos embutidos, bebidas alcoólicas, frutos do mar e alguns peixes com maior concentração de gordura.
Por outro lado, alguns alimentos ajudam a combater o problema, devido a seus poderes nutricionais: cenoura, laranja, limão, cebola, alho e sementes de abóbora.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
O tratamento da gota se divide em duas fases: tratamento das crises e a profilaxia das crises. A gota não tem cura, mas pode ser muito bem controlada.
Boa tarde eu estou a uns dias com um problema de saúde que acho que é grave penso ter Acido Úrico se calhar bastante alterado, pois tenho o pé esquerdo bastante dorido e um pouco inchado, mas não é a primeira vez que tal acontece, já aconteceu outras vezes mas tomava medicamentos como Alopurinol, mas já não tomo alguns anos porque desde 2015 sou doente Hipo coagulado, faço o controlo de sangue, tomo o medicamento Sintrom, quando acontece que surge o Acido Úrico tenho tomado somente durante 3 dias o colchichine, este medicamento é receitado pelo médico, obrigado aguardo resposta.
Olá, Alcides! Tudo bem: Somos uma Sociedade Médica e usamos os canais nas redes sociais e site para repassar informações de utilidade pública sobre doenças reumáticas e reumatologia em geral. Não realizamos consultas, mas nesse link têm reumatologistas em diversas partes do país, esperamos que encontre algum na sua região: https://www.reumatologia.org.br/associado
Sempre tem saido umas manchas vermelhas nos meus pes,e quando sai no dedo do pe incha doi lateja ,fica alguns dias some ,ai do nada aparece em outro dedo .o q pode ser?
Olá, Jussara. Tudo bem? Somos uma Sociedade Médica e usamos os canais nas redes sociais e site para repassar informações de utilidade pública sobre doenças reumáticas e reumatologia em geral. Não realizamos consultas, mas nesse link têm reumatologistas em diversas partes do país, esperamos que encontre algum na sua região: https://www.reumatologia.org.br/associado
O meu terceiro de do do pé esquerdo apareceu um bolinha tipo uma espinha que ao espremer espeliu um líquido pegajoso,desaparece e volta a aparecer com frequência,já operei fiz biópsia e não contatou nada agora o médico suspeita que pode ser gota
Olá, Willian. Tudo bem? Você já procurou um reumatologista? Somos uma Sociedade Médica e usamos os canais nas redes sociais e site para repassar informações de utilidade pública sobre doenças reumáticas e reumatologia em geral. Não realizamos consultas, mas nesse link têm reumatologistas em diversas partes do país, esperamos que encontre algum na sua região: https://www.reumatologia.org.br/associado
Eu sou Isneudo E Campos, tenho esses problemas a bastante tempo, fui medicado com zilotic-300,mas de vez em quando aparece, pense num bocado ruim, mas o problema mesmo é só alimentação.
Olá. Doenças reumáticas de fato não são fáceis. O tratamento médico seguido corretamente ajuda amenizar os transtornos e dores causados pela doença. Não deixe de seguir com as orientações médicas e de consultar também!