Fevereiro Roxo: entenda o que é a data e qual importância para o tratamento da Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer?

A campanha Fevereiro Roxo, apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), visa levar conhecimento à população sobre a importância do diagnóstico precoce da fibromialgia, lúpus e Alzheimer.

Apesar de serem distintas, essas doenças têm em comum o fato de não apresentarem cura, motivo que reforça a importância do diagnóstico correto para o tratamento eficaz e seguro para essas patologias, proporcionando bem-estar e qualidade de vida. Continue  conosco nessa leitura e conheça a importância da data. 

O que é o Fevereiro Roxo?

Fevereiro Roxo é a campanha do mês da conscientização para a fibromialgia, lúpus e Alzheimer. Além disso, essa forma de conscientização surgiu como forma de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para essas doenças, permitindo que sejam descobertas ainda no período inicial e tratadas de maneira efetiva. 

A data foi criada recentemente, ou seja, em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Normalmente, as ações para fomentar a campanha são promovidas por entidades médicas, ONGs, prefeituras, governos estaduais e municipais. 

Qual a importância da data?

A campanha visa orientar a sociedade a respeito da importância do diagnóstico precoce dessas doenças crônicas. Por isso, a identificação precoce da fibromialgia, lúpus e Alzheimer contribui para que o indivíduo possa ter o tratamento adequado, evitando complicações e assegurando qualidade de vida ao controlar os sintomas e evitar a evolução da doença.  

A seguir, entenda um pouco sobre cada condições:

O que é a Fibromialgia? 

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a fibromialgia é uma condição caracterizada pela dor muscular generalizada, crônica, sem inflamação objetiva mas com alteração da percepção da dor a nível de receptores no sistema nervoso central.

Essa condição é acompanhada de sintomas típicos, como cansaço, sono não reparador e dor generalizada. Além disso, estão presentes distúrbios de humor, como depressão e ansiedade, assim como queixas de alteração de concentração, memória e sono.

A fibromialgia é diagnosticada por meio da consulta médica, com dados do histórico do paciente e associado ao exame físico, afastando assim outras condições que apresentam sintomas semelhantes e fechando o diagnóstico para a doença.

O que é o Lúpus? 

O lúpus é uma enfermidade inflamatória autoimune que afeta diferentes órgãos e tecidos do organismo, como a pele, as articulações, os rins e o cérebro. Se não tratado adequadamente, pode evoluir com desfechos desfavoráveis e em casos graves, com óbito.

A doença acomete ambos os sexos, porém é mais comum entre as mulheres. De modo geral, o lúpus provoca lesões e inflamação em órgãos internos e na pele. 

Principais sintomas do Lúpus

Podemos apontar:

  • Lesões vermelhas na pele com a exposição ao sol;
  • Dor articular pela manhã;
  • Queda de cabelo;
  • Alterações no hemograma.

A enfermidade apresenta sinais característicos, como lesões avermelhadas nas maçãs dos rosto e dorso do nariz, assim como inchaço e dor articular, inflamação das mãos, rins e membranas pulmonares e do coração (pleura e pericárdio).

Estima-se que 50% dos pacientes que sofrem com lúpus apresentam algum problema renal. Por isso, o diagnóstico é essencial nesse caso, evitando problemas que podem resultar em transplantes, ou até mesmo, óbito.

O que é o Alzheimer? 

A doença de Alzheimer é classificada como um transtorno neurodegenerativo progressivo, que se manifesta por meio de deterioração cognitiva e da memória, comprometendo de forma progressiva as atividades de rotina, assim como variados sintomas neuropsiquiátricos e alterações comportamentais.

A causa do Alzheimer ainda é desconhecida, no entanto, acredita-se que seja uma enfermidade genética. A doença é a maneira mais comum de demência neurodegenerativa em indivíduos com mais idade.

Qual a importância do diagnóstico precoce e do Reumatologista neste contexto?

A campanha Fevereiro Roxo visa conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce para essas doenças, apresentando os principais sintomas e contribuindo para que os indivíduos busquem atendimento especializado para o diagnóstico e tratamento. 

Nesse contexto, o reumatologista é o profissional adequado para investigação de algumas dessas doenças  e oferece ao paciente conhecimento sobre essas patologias, assim como tratamento adequado para evitar a evolução e melhorar o bem-estar. 

Por meio de terapias medicamentosas e alguns tratamentos complementares, como terapia, fisioterapia, acupuntura e atividades físicas, o portador dessas enfermidades pode melhorar sua mobilidade, capacidade cognitiva e humor. 

Desse modo, a campanha Fevereiro Roxo é fundamental para levar informação à população sobre os sinais e sintomas da fibromialgia, lúpus e Alzheimer, além de alertar sobre as melhores chances de tratamento quando o diagnóstico é realizado de forma rápida, ainda em estágio inicial.

Gostou destas informações? Então, continue acompanhando nosso blog para conferir mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *