DÚVIDAS SOBRE A DOENÇA MISTA DO TECIDO CONJUNTIVO

Você pode até achar impressionante, mas, a verdade, é que a reumatologia representa mais de cem doenças descritas pela medicina, sendo que, poucas delas são, realmente, conhecidas e debatidas pela população. No caso do lúpus, que já acometeu muitas personalidades da música e da tevê, por exemplo, é bem fácil e simples encontrar informações sobre as causas, sintomas e tratamento. Já, por outro lado, existem outras enfermidades reumáticas, que, sequer, tem seu nome conhecido e que geram muitas dúvidas, como no caso da doença Mista do Tecido Conjuntivo.
Apesar de descrita pela primeira vez em 1972, até hoje, a medicina discute muito pouco sobre os aspectos relacionados a ela. Por isso, apresentaremos algumas questões importantes sobre essa patologia.
CONCEITO
A doença Mista do Tecido Conjuntivo possui manifestações de lúpus eritematoso sistêmico (LES), esclerose sistêmica (ES), dermatopolimiosite (DPM) e presença do anti-RNP. A enfermidade apresenta sintomas e causas semelhantes a outras diferentes síndromes clínicas. Atualmente, é possível informar que engloba manifestações de mais cinco outras, principalmente LES, esclerodermia, polimiosite, dermatomiosite e artrite reumatoide.
Um fato curioso para você saber é que a doença Mista do Tecido Conjuntivo está mais presente entre mulheres adultas, sendo a maioria entre 30 e 40 anos.
SINTOMAS
Os principais sintomas, em geral, são:
• Edema de mãos
• Artrite
• Fenômeno de Raynaud
• Miosite inflamatória
• Esclerodactilia (escurecimento da pele).
O Fenômeno de Raynaud acomete as pessoas em exposição ao frio ou estresse, definido por três estágios diferentes, decorrentes do fluxo sanguíneo nas mãos. O primeiro é a interrupção do fluxo, o segundo é a baixa de oxigênio, provocando uma palidez (aspecto cinza) nas mãos e/ou pés e, por fim, a aparição de manchas vermelhas nos mesmos lugares, significando o retorno do sangue. Não é necessário se assustar, pois a situação é perfeitamente reversível com medidas paliativas, como se agasalhar adequadamente.
A miosite é uma inflamação dos músculos que gera enfraquecimento. Os sintomas são dor muscular, fraqueza muscular e aumento da sensibilidade nos músculos; que, geralmente, comprometem a realização de tarefas rotineiras, como subir escadas, levantar os braços, ficar de pé e caminhar.
DIAGNÓSTICO
Da mesma forma que a descoberta da doença Mista do Tecido Conjuntivo foi feita com base nos estudos em soro de pacientes com altas taxas de anticorpo anti-ribonucleoproteína (anti-RNP), o diagnóstico também passa por testes sorológicos, colhendo o sangue, associado a, pelo menos, três critérios clínicos de análise do médico Reumatologista.
TRATAMENTO
A literatura médica ainda não apresenta trabalhos com um número expressivo de pessoas com a doença Mista do Tecido Conjuntivo e, dessa forma, ainda não há uma linearidade para o tratamento. A indicação tem como base as diretrizes dadas por evidências relevantes encontradas em casos clínicos, conhecidos como guidelines.
A recomendação é a intervenção medicamentosa, diferenciada conforme a gravidade do caso, amenizando ou curando os sintomas. Os remédios mais usados são sempre os sintéticos, como a cloroquina e os citotóxicos, sendo muito difícil achar médicos que tenham experiência com fármacos biológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *