5 Dicas e Estratégias para Controlar uma Crise de Gota

Você sabia que a gota atinge cerca de 1,4% da população mundial? Essa estatística cresce ainda mais com o aumento da idade, acima dos 40 anos sobe para 7% dos homens e 3% das mulheres. Mas afinal, o que é essa doença e como prevenir e tratar as crises?

Continue lendo para saber quais as causas, como prevenir e tratar as crises de gota.

Entendendo a Crise de Gota

A gota é uma forma de artrite que é conhecida por causar dores intensas nas articulações. Além disso, causa desconfortos como sensibilidade, rubor, calor e tumefação das áreas afetadas. 

Geralmente, afeta uma articulação a cada vez , normalmente, no 1o dedo do pé, o hálux. Porém, pode atingir também outras articulações, como as do joelho, tornozelo, pé, mão, punho e cotovelo.

A gota é causada por um fenômeno chamado hiperuricemia, caracterizado pelo alto nível de ácido úrico no sangue. Esse acúmulo pode desencadear a formação de cristais de ácido úrico que se depositam nas articulações e outros tecidos, causando inflamação arricular. 

Alguns Fatores Desencadeantes de Gota

É comum que a crise de gota se desenvolva de forma rápida e possa ocorrer devido à alguns fatores, como um traumatismo articular, ingestão excessiva de álcool, cirurgias, o uso de determinados diuréticos, doenças graves e súbitas, quimioterapia e a ingestão excessiva de certos alimentos. 

Sintomas de Gota

Além disso, a primeira aparição dos sintomas ocorre comumente à noite, com a presença de intensa dor articular. Durante o episódio, se observa:

  • Dor e edema articular súbita
  • Pele lustrosa avermelhada ou violácea ao redor da articulação
  • Extrema sensibilidade na área da articulação

Estilo de Vida Saudável e Prevenção: 5 Dicas para Controlar e Evitar Futuras Crises

 

Manter um estilo de vida saudável tem impacto direto na prevenção e tratamento da doença.  Seguir alguns passos pode te ajudar a lidar com as crises. Confira as dicas abaixo:

Controle de Peso

A obesidade é um dos fatores de risco para a gota, afinal, pode influenciar o aumento do ácido úrico no sangue. Porém, não é recomendado a permanência em jejum ou dietas muito restritivas para perda de peso, uma vez que é possível causar a piora da gota.

Dieta e Gota: Alimentos para Evitar 

Apesar da dieta ter uma relação forte com o surgimento da gota, no geral, o paciente pode comer o que quiser, contando que tenha moderação. Porém, há alguns alimentos que favorecem o surgimento da doença, devendo ser avaliada a necessidade de reduzir a ingestão ou mesmo evitá-los, são eles: 

  • Sardinhas, anchovas e frutos do mar
  • Aves domésticas e carnes
  • Miúdos (rim, fígado)
  • Embutidos e enlatados

 

Hidratação Adequada: Importância e Benefícios na Prevenção de Crises

Além da alimentação equilibrada, a ingestão de líquidos é fundamental para a prevenção da formação de ácido úrico nas articulações. Isto porque a hidratação adequada auxilia na eliminação dos cristais de ácido úrico do organismo através da urina. 

Controlar o consumo de álcool

O consumo em excesso de álcool, sobretudo a cerveja, está relacionado ao aumento de ácido úrico no sangue. Logo, os pacientes que têm gota, devem limitar o consumo dessas bebidas.

Medicação adequada 

Há duas linhas de tratamento medicamentoso para a gota. A primeira tem o foco em tratar os sintomas de uma crise aguda, como as dores e o inchaço. Já o objetivo da segunda, é a prevenção dos tofos e a prevenção de novos episódios de gota, buscando controlar os níveis de ácido úrico. É de suma importância o acompanhamento médico para o tratamento adequado e seguro de acordo com cada caso.

Em resumo, a gota é uma doença que causa bastantes desconfortos, mas pode ser prevenida e tratada com mudanças no estilo de vida e um bom acompanhamento médico que irá indicar o tratamento adequado. Assim, é possível ter uma boa qualidade de vida  e evitar novas crises de dor. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *