Tendinite: como aliviar a dor?

A tendinite afeta uma a cada cem pessoas no mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo conhecida como reumatismo das partes moles por inflamar ou irritar um tendão (parte final do músculo, como uma corda fibrosa fixando os músculos aos ossos). O tendão transmite a força de contração muscular necessária para mover um osso.

O problema causa dores intensas nos tendões e até em outras partes do corpo. Felizmente, a tendinite não provoca deformações como a artrite, por exemplo. A Sociedade Brasileira de Reumatologia classifica a patologia conforme o local em que as dores são mais intensas:

  • Entesite – tendinite de inserção
  • Tenossinovite – inflamação da bainha sinovial tendínea
  • Peritendinite – inflamação da junção músculo-tendínea
  • Tendinite Ossificante – cronificação da inflamação com depósito de cristal de hidroxiapatita.

As tendinites são bem semelhantes às bursites, sendo que a inflamação no tendão é resultado de má postura e excesso de movimentos repetitivos, como uso de videogame, celular, etc.

Sintomas  

A patologia afeta, principalmente, as nádegas, ombros e dedos das mãos, sendo que os sintomas e consequências são distintos entre as pessoas. Quer saber mais sobre o que a reumatologia trata? Clique aqui e confira!

Os sintomas mais comuns são o inchaço local, dor, principalmente à noite e rigidez.

Existe Alívio Para a Dor?

As dores podem ser aliviadas com tratamento medicamentoso, fisioterapia, exercícios leves e cirurgia, em alguns casos. O repouso articular é a recomendação principal com o afastamento da causa e de atividades que levem ao agravamento. Um adequado aquecimento prévio e cuidados com a postura são fundamentais. O uso de “splints” (talas de plástico) na área afetada, como imobilização e calor úmido, entre outras modalidades de terapia física, melhoraram a dor aguda.

O tratamento médico auxilia no alívio e, até mesmo, na inibição total das dores. A automedicação/tratamento pode agravar os sintomas e gerar uma progressão contínua da doença.

Qualquer sinal diferente, a recomendação é procurar atendimento médico.

16 thoughts on “Tendinite: como aliviar a dor?

  1. Sergio Rodrigues dos Santosser says:

    A minha dor e comprovada tendinite é no ombro lado direito, e dói muito na hora de dormir ao dia quase não dói.

    Responder
    1. SMR - Sociedade Mineira de Reumatologia says:

      Olá, Sergio. Tudo bem? Você já conversou com um reumatologista sobre as opções de tratamento?

      Responder
    1. SMR - Sociedade Mineira de Reumatologia says:

      Olá, Rubinéia. Tudo bem? Faça a consulta com o ortopedista e, se for uma suspeita de doença reumática, ele encaminhará você para um reumatologista.

      Responder
  2. Josilene says:

    Minha mãe tem nas mãos é ortopedista ou reumatologista que marca?

    Responder
    1. SMR - Sociedade Mineira de Reumatologia says:

      Olá, Josilene. Tudo bem? Ambos estão habilitados para fazer o atendimento. Contudo, caso vá fazer uma cirurgia, o ideal é o ortopedista.

      Responder
  3. Roberta Alves ferreira says:

    Tenho muita dor no ombro e braço direito, fiz exame e comprovoubquebtenho tendinite e bursite no ombro, mas agora andor está na cabeça, ombro , braço e coluna, os remédios não estão adiantando mais, não sei o que faço

    Responder
    1. SMR - Sociedade Mineira de Reumatologia says:

      Olá, Roberta. Tudo bem? Converse com seu reumatologista sobre fazer um tratamento multidisciplinar, com outras medidas junto com a medicação.

      Responder
    2. Marlene Ribeiro Rodrigues de Brito says:

      Eu sinto muita dores na mão esquerda e no ombro esquerdo já fiz vários exames e na mão não Deu nada só no ombro que deu informações 😔😕

      Responder
      1. SMR - Sociedade Mineira de Reumatologia says:

        Olá, Marlene. Doenças reumáticas de fato não são fáceis. O tratamento médico seguido corretamente ajuda amenizar os transtornos e dores causados pela doença. Não deixe de seguir com as orientações médicas e de consultar também!

        Responder
  4. Nilza says:

    Tendinopatia nos dedo da mão tem cura ou apenas tratamento paleativos

    Responder
  5. RILMAR SILVA SANTOS says:

    Estava sentindo dor na parte de dentro do joelho
    Parte lateral
    Descobrir que era uma tendiite pois ficava com a perna dobrada durante horas e isso acabou me causando uma tendinite.

    Responder
  6. Maria Adriana Alves de Oliveira says:

    Minhas dores é nas mãos faço fisioterapia. Mas não posso deixar de trabalhar. Fui medicada e neste exato momento finalizou os medicamentos mais as dores a dormencia os furmigamentos não cessaram. Já fis retorno com o reumatologista. E agora o que devo fazer

    Responder
    1. SMR - Sociedade Mineira de Reumatologia says:

      Ei, Maria. Conforme o Código de Ética do Conselho Federal de Medicina (CFM) e por ser uma Sociedade Médica, não realizamos diagnósticos, consultas ou receitamos medicamentos por meio das redes sociais. A recomendação é que verifique diretamente com o médico que acompanha o seu caso. Esperamos que consiga se consultar o mais rápido possível, tire as suas dúvidas e que a sua saúde melhore cada dia mais. Cuide-se!

      Responder
    1. SMR - Sociedade Mineira de Reumatologia says:

      Olá Andressa, Impossível responder sem ter uma consulta completa.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *