Doenças reumáticas têm prevenção?

As doenças reumatológicas são inflamações nos músculos, tendões e ossos com dores crônicas e que também  afetam as emoções. Os casos são diagnosticados em decorrência da genética e ações que podem ser evitadas.

Alguns medicamentos controlam a inflamação e proporcionam alívio.  Os exercícios físicos regulares continuam sendo um importante recurso terapêutico com vários efeitos positivos, inclusive evitando a ocorrência de deformidades e incapacidades.

A literatura médica ainda não registrou a cura definitiva para as doenças reumatológicas, porém, o tratamento médico ajuda o portador com melhores condições de vida. As pessoas fisicamente ativas são mais saudáveis e vivem por mais tempo, quando comparadas àquelas inativas. Isto é verdade para todos, mas especialmente para aquelas com reumatismo. Os benefícios do exercício físico são bastante conhecidos, mas existem alguns extremamente importantes para quem tem reumatismo.

Saiba mais sobre as doenças crônicas clicando aqui!

O Que Pode Causar o Reumatismo?

As causas do reumatismo têm fácil identificação em diversos casos. De caráter sistêmico, o que mais aumenta a probabilidade para patologias reumatológicas é:

  • Fatores genéticos (quando se tem um ou mais membros na família portadores de reumatismo)
  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
  • Má postura
  • Sedentarismo

Como Prevenir?

Por vezes, as doenças reumatológicas são inevitáveis. Entretanto, em outros casos, podem, sim, serem prevenidas. Listamos abaixo algumas medidas preventivas:

  • Alimentação saudável, principalmente aquelas ricas em cálcio e ômega 3
  • Praticar atividades físicas e aeróbicas
  • Evitar o excesso do uso de celular e, caso seja necessário usar os aparelhos eletrônicos muitas horas ao dia, é importante fazer uma pausa de alguns minutos, por pelo menos a cada 2 horas
  • Evitar o excesso de álcool e fumo/cigarro.

Via de regra, o reumatismo dentro de suas diversas características, tipos e maneiras de se manifestar, pode ser evitado e também passar por um tratamento eficaz, quando descoberto em estágio inicial. Em caso de dores frequentes por mais de quatro semanas ou alguma outra anormalidade em seu organismo e corpo, procure ajuda médica. 

Você sabia? O Uso Excessivo do Celular Causa Dores e Pode Desenvolver Doenças em Jovens. Clique aqui e leia mais sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *