Como a fisioterapia complementa o tratamento das doenças reumáticas?

As doenças reumatológicas afetam aproximadamente 15 milhões de brasileiros, comprometendo juntas do corpo e o organismo. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para uma vida produtiva e com qualidade e a fisioterapia é uma das recomendações para combater as dores e sofrimento dessas patologias.

O reumatismo não tem cura. Os estudos progressivos e o uso de medicamentos associados a atividades físicas e aeróbicas proporcionam alívio às dores e desconfortos causados.

As causas do reumatismo podem estar ligadas à hereditariedade, sedentarismo, idade, lesões e infecções, entre diversos outros fatores para o aparecimento e agravamento das doenças.

Muitas doenças reumáticas podem ser controladas de forma eficaz, com uma intervenção precoce, minimizando os  sintomas, diminuindo a progressão da doença, pois quanto mais cedo o diagnóstico, menor o dano articular.  Os atrasos no tratamento levam a incapacidade significativa. A fisioterapia é uma forte aliada no trato das disfunções reumáticas, quando associada ao tratamento médico e seguida corretamente.

Leia mais sobre artrite reumatoide e o auxílio da fisioterapia em seu tratamento clicando aqui!

A fisioterapia complementa o trato das doenças reumáticas. Conheça três aspectos importantes dessa associação:

1- Alivia as Dores

Os aparelhos de ultrassom e os exercícios durante as sessões de fisioterapia são  aliados infalíveis na amenização das dores, pois as movimentações orientadas por um profissional são terapêuticas para a musculatura e estrutura física do corpo. O  exercício e ultrassom (com gel) ajuda a desinflamar os nervos e tendões.

2- Evitam as Deformidades

As doenças, como artrite reumatoide, causam deformidades nas cavidades e articulações do corpo de algumas pessoas. A fisioterapia adequada evita a ocorrência dessas depravações que as patologias causam no corpo, principalmente nas mãos.

3 –  Fortalece o Corpo

As doenças reumatológicas enfraquecem os ossos e nervos. Os exercícios ideais para cada indivíduo, combinados às outras partes do tratamento do reumatismo, são excelentes remédios para fortalecer os músculos e condicionamento físico como um todo.

Mesmo sem cura, as doenças reumatológicas podem ser controladas, quando são acompanhadas diretamente por um médico reumatologista. Em qualquer sinal diferente no corpo, procure um médico. Cuide da sua saúde e de quem você ama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *