Bursite: Doença causadora de dor, inchaço e rigidez

A bursite é conhecida também como reumatismo das partes moles por afetar as articulações externas. Os sintomas decorrem de lesão ou inflamação nas estruturas em volta das articulações (músculos, ligamentos, bursas, ênteses e tendões), resultando em bursite, entre outras doenças reumatológicas.

A bursite faz parte dos mais de cem tipos de reumatismo existentes, causando dores, rigidez e inchaço, entre outras complicações. As bursas são pequenas bolsas com líquido dentro para proteger os músculos e tendões do contato com o osso e facilitar o deslizamento entre as estruturas. A inflamação das bursas pode ocorrer em diversos locais do corpo e as mais comuns são em cotovelos, joelhos, ombros e quadris.

Engana-se quem pensa que reumatismo é uma doença apenas entre idosos. Assim como as outras patologias reumáticas, a bursite acomete pessoas em todas as idades, inclusive adolescentes, como por exemplo, devido ao excesso do uso de videogame e celular, entre outras atividades excessivas.

O diagnóstico é feito com exames, após sintomas como dor persistente, principalmente durante a noite, rigidez decorrente de movimentos exagerados e inchaço: radiografia e ultrassonografia. O diagnóstico é baseado na história do paciente, exame clínico e físico para avaliar a real condição e estabelecer um tratamento específico.

Quais são as causas?

A bursite é causada por má postura, traumas locais (excesso de movimentos) e também por infecções metabólicas. Os problemas de ordem musculoesquelética são comuns para pessoas de todas as idades, sendo uma das grandes causas de afastamento do trabalho.

Clique aqui e saiba mais sobre o uso excessivo/errado do celular e suas consequências, como a bursite!

Existe tratamento?

Sim.  O tratamento é feito com medicamentos, atividades físicas, aeróbicas e fisioterapia, ambos sob prescrição médica. A proposta é inibir as dores e desconfortos, sendo importante diminuir, ou se possível anular, o ritmo das atividades repetitivas que levaram ao quadro clínico.

E a cura, existe?

Ainda não foi comprovada cientificamente a cura para as doenças reumatológicas. Entretanto, o tratamento médico eficaz e seguido de maneira correta e responsável, facilita o cotidiano de quem tem reumatismo.

Veja também: Medicamentos Para Pessoas Com Reumatismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *