Reumatismo é denominação genérica para mais de 200 doenças

doencas reumatologicas

O reumatismo é uma doença crônica das articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não traumático, acometendo, principalmente, as pessoas mais velhas.

Cientificamente, a denominação reumatismo serve para nominar cerca de 250 doenças reumatológicas. Geralmente, as mais conhecidas são a artrite reumatoide e a artrose que afetam cartilagens e articulações, provocando dor, inchaço, deformação e limitação de movimentos.

O problema compreende um grupo extenso de enfermidades, sendo importante caracterizar o tipo de reumatismo para a proposição de um tratamento adequado feita por um médico. O médico responsável pelo diagnóstico é o Reumatologista.

O que nem todos sabem também é que algumas doenças reumatológicas são caracterizadas pelo envolvimento do sistema imunológico que ataca órgãos internos, como coração, rins, olhos, pele e, mesmo sendo mais comuns em idosos, acometem pessoas de qualquer idade.

Algumas doenças reumáticas, como o lúpus eritematoso sistêmico acometem, primeiramente, os órgãos internos, podendo começar como uma inflamação do rim. Nesse caso, os primeiros sintomas são alterações na urina e nos exames de sangue. Os sintomas reumáticos, como cansaço, dores nas juntas e articulações só aparecem mais tarde.

As estimativas indicam cerca de 65 mil brasileiros com lúpus, sendo a maioria mulheres. Uma a cada 1,7 mil brasileiras tem a doença.

Já a artrite, conhecida também como osteoartrite, é uma enfermidade essencialmente das articulações e não afeta outros órgãos do corpo. Os principais sintomas são dor nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés, inchaço, rangidos e limitações do movimento e rigidez das articulações afetadas.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a artrose é a 4ª doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano de vida da pessoa.

 Tratamento

Assim como outras doenças crônicas, as doenças reumáticas têm tratamento. A pessoa pode ter uma vida sem dores, com poucos sintomas e menor risco de incapacidade física, quando a doença é descoberta no início.

Fatores de risco

Os fatores de risco são o sedentarismo, a obesidade, o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, a existência de outros problemas de saúde e herança genética.

O tratamento das doenças reumáticas pode incluir procedimentos diversos, como a utilização de terapias complementares, exercícios, terapia física e tratamento farmacológico.

Diagnóstico

O diagnóstico das doenças reumatológicas se baseia, em 80% dos casos, na anamnese. Dependendo da complexidade do caso, a avaliação requer exames laboratoriais e de imagem, como ultrassom e tomografia computadorizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *